segunda-feira, 8 de agosto de 2011

S. Bento da Porta Aberta - Gerês

A Airães a Pedalar realizou hoje mais um cicloturismo ao S. Bento da Porta Aberta, na serra do Gerês. Este cicloturismo teve uma distância aproximada de 150 Km.
Conheça aqui um pouco da sua história:
“São Bento nasceu na cidade italiana de Núrsia, em 24 de Março do ano 480. Filho de uma família nobre e cristã, é enviado para Roma para completar os estudos.
Decepcionado com o estilo de vida da cidade, parte para o monte Subiaco, onde numa gruta, durante 3 anos, se dedica à reflexão. Seguidamente, funda a Ordem Beneditina, cujo lema está espalhado na célebre regra "Ora et Labora"- Reza e Trabalha.
Após uma vida consagrada a Deus e aos outros, realizando prodígios e milagres, morre a 21 de Março de 547.
Proclamado como "Padroeiro da Europa" e Patriarca dos Monges do Ocidente, atrai milhares de peregrinos a cada santuário onde é venerado.
A sua imagem caracterizada pela figura do corvo, remete-nos para um dos episódios da sua vida, o pão envenenado, que lhe foi oferecido como presente por Florêncio, seu discípulo, e que o Santo sabia estar envenenado. Por isso mandou que o corvo, que habitualmente aparecia por ali, o levasse para longe, para que ninguém o pudesse encontrar."

Sem comentários: